#faleitoleve

 Olááá!!! Como estão vocês?? Aproveitaram o final de ano, ou melhor, o começo de outro??

Bom, aqui estou eu novamente, um ano após o último e primeiro post deste blog (piada sem graça, eu sei). E, com este novo ano começando, onde nada vai mudar magicamente, vim trazer um assunto que muito me indigna: ser uma escritora (mesmo que amadora) e leitora.

Sim, minha gente, isso é muito difícil, principalmente para nós escritoras amadoras. E se você perguntar para qualquer escritora ela vai te responder a mesma coisa.

Não sabemos se lemos outra história (até mesmo reler) ou se escrevemos. Mas hoje eu vim falar um pouco mais sobre a vertente da leitura para mim.

Só que, no meu caso, é um pouquinho diferente... Bom, eu posso me considerar uma leitora muito exigente, pra não dizer chata. Tem certas coisas que precisam, necessariamente, estar na história que eu vou ler, independentemente se é um livro mais profissional ou uma história amadora no Wattpad.

Primeira coisa: gramática.

Isso ocorre mais no Wattpad, e minha gente, vocês não sabem o nervoso que me dá ao ver uma história onde os inícios de frase ou a primeira letra de nomes não estão em letra maiúscula. E que agonia não ter acento nas palavras! Ah! E o mais pecaminoso de todos: não ter pontuação! Aiii, parece que uma parte de mim morre.

E sim, posso estar sendo muito chata, mas para mim, e creio que para todos os leitores do Wattpad, uma boa gramática na escrita é essencial. Não precisa necessariamente ser uma escrita das melhores, com detalhes, descrição bonita e etc, basta ter a gramática correta e você já ganha meu coração.

Claro gente, sempre há alguns erros de gramática em uma história, principalmente uma não revisada, mas a gente consegue perceber quando estes erros não são propositais, e quando não ocorrem o tempo todo, ou seja, não faz parte da história.

Não estou julgando histórias com erros gramaticais, as vezes esses erros são realmente para dar um ar cômico a história. E admito que já li histórias com erros gramaticais grotescos, onde o que me sustentou realmente foi o enredo.

E, para mim, é uma facada no coração quando você vê uma história onde se tinha tudo para ser um enredo perfeito, mas a gramática errada ainda está ali.

Eu não sou nenhuma fiscal de gramática, mas pelo menos o básico do básico tem que ter. Precisamos de uma vírgula ou um ponto para dar um respiro! Ou até mesmo para compreender a história, porque várias vezes me vi perdida em histórias de gramática falha.

Enfim, se você estiver escrevendo alguma história ou for escrever, fique atento a isso! Seus leitores agradecem e muito!

Segunda coisa: características do enredo.

Este é um assunto muito particular de cada um, mas, para mim, há algumas coisas meio chatinhas em histórias, e lhe garanto que será até um pouco hipócrita da minha parte.

Uma coisa que é beeeem chatinha são: plost twists infinitos e literalmente inacreditáveis. Plost twist é algo sensacional, e todos iremos convir que na maioria das vezes é o melhor momento da história. Inclusive na minha história irá conter muitos plost twists, olha só o spoiler ai!

Mas, há algumas história que é demais sabe. Que ultrapassam os limites e vão literalmente ao infinito e além. A história começa com um puta enredo bom, você cria a maior expectativa do mundo, só que começa a acontecer coisas como: algum personagem aparentemente bom DO NADA vira um(a) assassino(a), ou a mãe do personagem principal, que não aceita o casalzinho principal, na verdade não é a mãe do personagem, é uma pessoa louca que faz de tudo e move montanhas pra acabar com um casalzinho simplesmente porque não que ver os dois centros do universo juntos.

Perceberam?? Muitos plost twists assim causam até uma confusão no leitor, que nem reconhece mais o livro que começou a ler. E isso é bem chato, porque no fim, se a história seguisse um padrão mais lógico e centrado, mesmo podendo ser clichê, se teria uma história boa, com um puta enredo bom, onde este enredo não se perderia totalmente ao decorrer da história.

Claro, há pessoas que preferem ler uma história bem fora do possível e imaginável para a vida real. Por isso repito: isto é algo totalmente particular, aliás, gosto é gosto.

Terceira coisa: história em andamento.

ALERTA DE NÍVEL HARD DE HIPOCRISIA!!!

Logo eu, a rainha em atraso de postagem de capítulos, não gosto de histórias em andamento. Eu sei, muito hipócrita da minha parte, mas, me entendam, este é meu ponto de vista como leitora.

Isso também é algo muito particular, mas eu necessariamente não gosto de ler histórias em andamento,  pelo simples fato de que não consigo acompanhar a história e não consigo me lembrar de nada.

Minha memória já é um horror com minha própria história, imagina ter que lembrar de uma entre as mil histórias que leio, realmente não funciona. E acompanhar a história se torna algo muito difícil, você  acaba estando ocupado nos dias de postagens ou mesmo acaba perdendo o interesse na história.

Ah! E outra coisa que me impõe essa barreira é o meu alto nível de curiosidade, eu simplesmente não aguento ter que esperar um tempão para descobrir o que vai acontecer. Alerta hipocrisia novamente! KKKKKKKKKK

Bom, por fim é isto que me lembro. Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post!!!

Peço com este emoji de diabinho 😈 que você vá ler minhas histórias:

Wattpad: Verdades de Mentiras.

Spirit Fanfics: Verdades de Mentiras, O Golpe Quase Perfeito, Medo do Desconhecido e Mentiras de Verdade.

Em ambas plataformas meu user é Vica072303. E também peço para que me sigam no meu Instagram @vica91854.

Bjooos!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cheguei!!!!